Bancos adquirem 277,7 milhões de dólares ao sector petrolífero

Bancos adquirem 277,7 milhões de dólares ao sector petrolífero

Os bancos comerciais adquiriram directamente do sector petrolífero, em Janeiro último, divisas no valor de USD 277,7 milhões, e EUR 95 mil, num total de 103 transacções efectivadas.

As divisas foram adquiridas a uma taxa média ponderada de USD/KZ 500,909, e EUR/KZ 541,598, de acordo com o comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA), publicado no seu site. 

Esse é o primeiro balanço de venda de divisas directa do sector petrolífero aos bancos comerciais, sem a intermediação do BNA, depois da entrada em vigor do Aviso 13/19 que permite aos bancos comerciais a Compra de Divisas ao Sector de Petróleo e Gás.

A medida das companhias petrolíferas venderem directamente divisas à banca comercial foi adoptada a 29 de Novembro de 2019, na penúltima reunião do Comité de Política Monetária do BNA.

Com essa medida, o BNA persegue a normalização do mercado cambial, com a redução da intervenção directa, o aumento do número de participantes do lado da oferta e a dinamização do mercado cambial interbancário.

Associado a essa medida, o BNA decidiu também reduzir o limite da posição cambial dos bancos comerciais de 5,00 para 2,5 por cento, com o que dá maior margem à oferta nos bancos comerciais.
 

Close Menu
Right Menu Icon