João Lourenço visita obras do museu da tecnologia

João Lourenço visita obras do museu da tecnologia

O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se este sábado do estado actual das obras do futuro Museu e Centro de Ciência e Tecnologia de Luanda.

O Titular do Poder Executivo foi à antiga fábrica de sabão (Congeral), junto à Fortaleza de São Miguel, para aferir o grau de execução do projecto, que visa pôr a ciência, a tecnologia e a inovação ao serviço da sociedade angolana.


No local, o Presidente percorreu vários sectores de um edifício praticamente concluído, em que salta à vista o facto de o projecto de arquitectura ter preservado as fachadas históricas da antiga fábrica de sabão, em homenagem ao passado industrial daquela zona da baixa luandense.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, indicou que a estrutura está mais ligada no centro de ciência e deverá educar e formar crianças com muita interactividade neste domínio.

Segundo a governante, a conclusão total da obra, paralisada há mais de cinco anos, está prevista para o decurso do próximo ano.

Mas para isso, disse a ministra, será necessário fazer um outro levantamento do estado da infra-estrutura para aquisição de novos equipamentos.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação sublinhou que o maior constrangimento é financeiro.

“É mesmo para isso que o Presidente da República veio ver para saber que o investimento que será feito aqui será vantajoso para a divulgação da ciência no país”, observou.

Implantado numa área de nove mil 600 metros quadrados, o Museu e Centro de Ciência e Tecnologia contará, entre outros, com salas de exposições, mediateca, cinema e auditórios.

A instituição tem como finalidade promover a cultura científica, contribuir para aprimorar o ensino das ciências, generalizar o ensino e atrair jovens para as carreiras tecnológicas.

No prosseguimento da jornada de campo, o Presidente da República visita, ainda hoje, o Hospital Sanatório, o Arquivo Histórico Nacional (novas instalações) e as obras do Hospital Pedalé, localizada no Gamek, Distrito Urbano da Maianga.

Close Menu
Right Menu Icon