Banco Nacional de Angola leva a leilão 800 milhões de dólares em março e abril

Banco Nacional de Angola leva a leilão 800 milhões de dólares em março e abril

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai levar a leilão 800 milhões de dólares (716 milhões de euros) nos meses de março e abril, menos 300 milhões (268 milhões de euros) do que nos dois meses precedentes, informou a instituição num comunicado.

Esta previsão é de caráter indicativo já que o banco central poderá “efetuar ajustes em função da evolução das contas externas”, acrescenta o BNA.

Entre janeiro e março foram colocados 1.110 milhões de dólares (984 milhões de euros), mas a procura ficou abaixo da oferta tendo sido vendidos pouco mais de 795 milhões de dólares (712 mihões de euros).

Em média participam nos leilões 14 bancos angolanos.

“A oferta varia consoante a procura dos bancos comerciais”, justificou uma fonte do regulador, acrescentando que os leilões de divisas têm também a ver com a estratégia de gestão das reservas líquidas.




Em novembro do ano passado, o Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) decidiu cessar a aquisição, pelo BNA, de moeda estrangeira às companhias petrolíferas, podendo estas passar a vendê-la diretamente aos bancos comerciais, a partir de 2 de Janeiro de 2020.




Close Menu
Right Menu Icon